sexta-feira, 9 de novembro de 2012

ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO E ESPORTE NA ESCOLA



      O vídeo documentário foi realizado em uma ação conjunta de todos os membros do grupo, cada um desses ficou incumbido de buscar dados nas escolas da cidade de Lavras a respeito do modo que a Educação Física é aplicada na escola em si e também em escolas direcionadas à formação de atletas de alto nível. Foram gravados depoimentos de profissionais da área, que foram questionadas sobre ligação do atleta com a escola, além do modo que é passado o esporte para esse aluno/atleta. Além de demonstrar também como é apresentada a educação física escolar no modo lúdico, visando passar qualidades sociais aos alunos.
O vídeo documentário mostra o aluno de uma escola profissionalizante de futebol de campo por trás dos treinos, seu convívio familiar e sua dedicação na escola. Ele mostra que nem sempre na formação de um atleta de alto nível, e necessário abdicar dos estudos e da família para almejar sucesso nessa carreira. O documentário mostra também a maneira como é aplicada o esporte na Escola Estadual Azarias Ribeiro na cidade de Lavras, além dos princípios que os profissionais da Educação Física planejam passar aos alunos dessa escola.

Alexandre Tadeu Máximo dos Santos
Fábio Marcos Juliatte Pereira
Jefferson Rodrigo Silveira
Igor Augusto Araújo
Pablo Ramon Domingos
Rhuan Paes de Lucena

Artigos Relacionados:
DE ALMEIDA, Andrea Silvânia. LUCAS, Bianca Bissoli. Educação Física sob direção de Kunz. Revista da Faculdade de Educação Física de Campinas – UNICAMP; v. 8, nº 1, pág 77-99. 2010

CAPOEIRA: das Senzalas para Lavras


Para elaborar o trabalho foi necessário uma pesquisa sobre o tema. Os integrantes do grupo buscaram em revistas eletrônicas, artigos, filmes, vídeos documentários e reportagens, fatos históricos da capoeira. Para enriquecer o nosso trabalho contamos também com entrevistas de professores e mestres da cidade de Lavras.



Este vídeo documentário nos traz a história sintetizada da capoeira e, como era o foco do trabalho, mostra como a luta expandiu no cenário lavrense. Esse trabalho contém ainda reportagens com histórias e vivências de professores e mestres da cidade de Lavras, mostrando como a capoeira chegou a Lavras, como ela é vista e qual sua perspectiva para a continuação do ensinamento. Podemos notar que a capoeira é de extrema importância na Educação Física, nos propicia bem estar e uma boa relação social.

REFERÊNCIAS:
Filme Besouro (2009)
FONTOURA, A. R. R.; GUIMARÃES, A. C. A.; História da Capoeira; Revista da Educação Física/UEM ; Maringá, v. 13, n. 2 p. 141-150, 2002.
VIEIRA, L. R.; ASSUNÇÃO, M. R.; Mitos, Controvérsias e Fatos: Construindo a história da capoeira; Estudos Afro-Asiáticos; n.34, p. 81-121, 1998.

GRUPO:
Áquila Daniel C. Ramos
Cássia Scalioni de Faria
Flávio José Porto Mendes
Isah Baião
Thamiris Martins Nascimento

Uso de Drogas ilícitas e licitas nos Atletas


Grupo: Bárbara Carvalho
Evelyn Santos
Ingrid C. Guimaraes
Júlia Pires
Luana Lima
Titulo: Uso de Drogas ilícitas e licitas nos Atletas
Como foi realizado: Foi realizado em Lavras e Bom Sucesso com gravações de vídeos entrevista com atletas e usuários de drogas, mostrando quais os prejuízos e se á benefícios.
Resumo: Com base em pesquisas e estudos  vamos explicar o que são as drogas ilícitas (maconha, cocaína, crack e tantas outras) e as lícitas (fumo, álcool, anorexígenos, sedativos), e uma nova droga começa a preocupar autoridades e profissionais da saúde em todo o mundo: os esteroides anabolizantes que estão sendo cada vez mais consumidos juntamente com outras drogas. No Brasil, podemos afirmar que o usuário ou consumidor se encontra na faixa etária dos 18 a 34 anos de idade e, em geral, é do sexo masculino. A mídia muitas vezes atrapalha por mascarar escândalos envolvendo atletas e por cobrar tanto deles o que levam muitos a usar certas drogas.
Mas o que vem preocupando são os adolescentes que querem ter corpos sarados (a um curto prazo), ganhar massa muscular, e assim abusam nos anabolizantes e para piorar sem prescrição medica e sem uns instrutores e professores de educação física, essas drogas que podem ser compradas, em farmácias, sem exigência de receita médica, apesar da tarja vermelha "venda sob prescrição médica".
Algumas causas apontadas para uso de esteroides anabolizantes incluem insatisfação com a aparência física e baixa autoestima. A pressão social, o culto pelo corpo que a nossa sociedade tanto valoriza, a falsa aparência saudável e a perspectiva de se tornar símbolo sexual constituem motivos para o uso/abuso destas drogas. Uma boa aparência física leva à aceitação pelo grupo, à admiração de todos e a novas oportunidades. Uma perseguição a estes itens faz com que o jovem caia em situações de risco como anorexia, bulimia e o uso indevido de esteroides anabolizantes/energéticos.
Quem são as pessoas que mais usam os anabolizantes?
Os principais usuários dessas drogas são os atletas, porém o uso também está espalhando-se entre os não–atletas que buscam um corpo "sarado" (forte, desenvolvido). Os homens são ainda os maiores usuários, mas esse uso vem crescendo entre as mulheres.
As pessoas ficam dependentes dos anabolizantes? 
Usuários de anabolizantes podem desenvolver dependência a essas drogas. Essa dependência pode ser percebida no usuário que continua tomando anabolizantes mesmo depois de ter tido conseqüências causadas pela droga como problemas físicos, nervosismo, irritabilidade, efeitos negativos com suas relações com as pessoas. Além disso, gastam grande quantidade de dinheiro e tempo para obter a droga e quando deixam de usá-las apresentam uma série de sintomas desagradáveis.
Por que os anabolizantes são tão utilizados na musculação?
O uso entre as pessoas aumentou porque com os anabolizantes os resultados aparecem em pouco tempo, mais ou menos 2 meses, façanha tal que só se conseguiria com pelo menos 1 ano de malhação. No entanto com a interrupção das drogas, esses resultados vão embora rapidamente.
Quem são os principais usuários de anabolizantes?
O consumidor preferencial está entre 18 a 34 anos de idade, e em geral do sexo masculino. Em recente pesquisa, entre os homens interrogados, 9,1% usava drogas anabolizantes contra 2,3 entre as mulheres. Entre os usuários apenas 28% eram atletas de competição.
Efeitos em fetos de mulheres grávidas
(inibição do desenvolvimento embrionário feminino)
Efeito em crianças:
• Virilismo extremo,
• Desenvolvimento mamário feminino (ginecomastia) em ambos os sexos.
• Interrupção prematura do crescimento ósseo (baixa estatura quando adulto)
Efeitos em adultos de ambos os sexos:
• Danos ao fígado (liberação de enzimas e bilirrubina pelo fígado no sangue)
• Aumento do risco de doenças cardíacas (redução do HDL)
• Comportamento agressivo, oscilações de humor e outras perturbações psicológicas.
• Acne

Drogas no esporte
 Lista de personalidades do esporte que se envolveram com drogas é extensa veja alguns exemplos:
Maradona. O ex-jogador do Boca Juniors e da seleção da Argentina, e atual treinador do time nacional argentino, é o caso mais famoso. Esteve envolvido com cocaína durante e depois da carreira. Recorreu várias vezes a clínicas de reabilitação.

Casagrande. O ex-jogador do Corinthians e da seleção brasileira usou maconha, cocaína e heroína, durante
e após a carreira.

Reinaldo. O ex-atacante do Atlético e da seleção brasileira esteve envolvido com cocaína depois que encerrou a carreira.

Dinei. O ex-jogador do Corinthians admitiu o uso de cocaína durante parte da carreira.

George Best. O atacante do Manchester United e da seleção da Irlanda do Norte foi dependente do álcool enquanto ainda atuava.

Ortega. O jogador do River Plate admitiu o uso de álcool em parte de sua carreira.
Fora do futebol. Os casos mais conhecidos são Giba, jogador de vôlei da seleção brasileira, que admitiu o uso de maconha em 2002; o ex-boxeador Mike Tyson, que admitiu o uso de álcool e cocaína em 2006; e o nadador norte-americano Michael Phelps, que admitiu em 2009 o uso de maconha.
Referências bibliográficas
1.Comittee on Sports Medicine and Fitness. Adolescents and anabolic steroids: a subject review. American Academy of Pediatrics, 1997.
2. Olszewer E, Narteira M. Radicais livres em medicina esportiva. Editora Tecnopress, São Paulo, 1997.
3. Parentoni J, Castro SS, Trincheiro VMP. Adolescentes e anabolizantes – uma prática de risco. Monografia Curso de especialização em adolescência, Belo Horizonte, 1999.

Link video: http://www.youtube.com/watch?v=z1Ye67DJc1c&feature=youtu.be
Video Documentário -Tabu do Corpo 


Como foi realizado o trabalho
Iniciamos com uma reunião para realizar o roteiro, em seguida fizemos as entrevista com  pessoas aleatórias sobre sua opinião quando ao tabu do corpo e destacamos a entrevista com profissional Milo tatuador de Lavras e da transexual .  Posteriormente reuníamos para montar o vídeo. Todos do grupo tiveram participação ativa em todo desenvolvimento do trabalho.
Resumo do vídeo
Nosso vídeo relata sobre O Tabu do Corpo, demonstrando que mesmo com o passar dos anos há muito preconceito e opiniões divergente sobre modificações realizadas no corpo sendo estas através de cirurgias ou não, simples ou complexas.
Referencias
CALVALCANTI, D. R. M.: O surgimento do conceito “corpo”: implicações da modernidade e do individualismo. Paraíba, Revista Eletrônica de Ciências Sociais, n. 9, p. 53-60, 2005. Disponível em: <http://www.cchla.ufpb.br/caos>. Acesso em: 11 de outubro de 2012.

RIZZA, J. L.; RIBEIRO, P. R. C.: Corpo, Prazer, Escolhas, Diversidade, Liberdade, Tabus, Mitos, Curiosidade: Representações das/os licenciandas/os sobre sexualidade e gênero. Rio Grande, Azendo Gênero 9 - Diásporas, Diversidades, Deslocamento; p. 1-10, 2010. Disponível em: <http://www.fazendogenero.ufsc.br/9/resources/anais/1278286351_ARQUIVO_juliana_lapa_rizza.pdf>. Acesso em: 11 de outubro de 2012.

ABONIZIO, J.; FONSECA, A. G. M. F. da.: Modificação Ritual do Corpo: Dor, morte e nojo nos freak shows. Mato Grosso, e-Cadernos CES, p. 1-13, 2010. Disponível em: <http://www.ces.uc.pt/e-cadernos/media/ecadernos8/03%20-%20Juliana%20Abonizio%20e%20Ana%20Fonseca%2012.04.11%2 0FINAL.pdf>. Acesso em: 11 de outubro de 2012

Grupo
Alana Máximo Buscácio
Franciene Betânea Ferreira Teixeira
Iara Corsini Alves
Juliana da Silva Mendonça
Thayane Guimarães de Sales.

Video Documentário - O professor de Educação Física cuida do próprio corpo?

Título do vídeo:
O professor de Educação Física cuida do próprio corpo?

Como foi realizado o trabalho:
De princípio, nosso grupo se reuniu para decidir como seriam feito as divisões para cada integrante.
Logo em seguida, com as decisões feitas, Renato, Miguel, Renan e Izadora, ficaram responsáveis de entrevistar Educadores Físicos para saber como eram o seu dia a dia. Tanto Profissionais de Bacharel quanto de Licenciatura.
Com as filmagens prontas, Matheus ficou responsável de procurar textos e artigos referentes ao tema e tambem pelos beneficios e maleficios de cuidar e nao cuidar, respectivamente, do corpo. Depois de todos os materiais entregues, Izadora ficou responsável por buscar imagens e pela construção do video.


Resumo do vídeo:
Nosso video contou com informações de como os educadores físicos cuidam do próprio bem estar, foram feitas 3 entrevistas que acompanharam de perto o dia a dia dos profissionais. Foram publicados no video, artigos e citações referentes ao tema, para demonstrar melhor como os profissionais cuidam do proprio corpo e tambem mostrou a importancia desses cuidados.
Imagens retiradas da internet, tambem foram publicadas para ilustrar melhor o tema do nosso video documentário.


Link do vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=hZ0nekIoMUM

Referências utilizadas:
http://www.efdeportes.com/efd153/visao-de-corpo-dos-graduandos-em-
educacao-fisica.htm

http://definicaototal.com.br/
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/saude/conteudo_272413.shtml
http://www.sitemedico.com.br/site/boa-forma/nutricao/6428-consequencias-da-falta-de-hidratacao
Imagens disponíveis em: www.google.com.br

Nomes dos componentes:
Izadora Alvarenga, Matheus Marcus, Miguel Angelo, Renan Carvalho, Renato Cavazza.

Atletismo na sociedade atual.

Como o atletismo influencia na vida das pessoas. O lado positivo e negativo do esporte.A batalha para enfrentar as dificuldades.
Título: Atletismo na sociedade atual.
Como foi realizado o trabalho:
Nosso trabalho foi iniciado com um roteiro contendo tema, objetivos e passo a passo de como seria estruturado o vídeo. Foi dividido em tópicos o que cada integrante deveria procurar, tanto em sites, quanto livros e até mesmo outros vídeos documentários sobre o atletismo. Foram feitas também entrevistas com atletas e treinadores do atletismo de Lavras.
Resumo do vídeo:
O vídeo se trata do contexto histórico do atletismo teve desde seu surgimento até os dias atuais, mostrando também o papel que ocupa na sociedade atual e a influência deste deporto na vida de seus praticantes, a exploração da mídia , dificuldades enfrentadas pelos atletas e treinadores e a falta de oportunidades para participar de eventos esportivos devido a falta de financiamento público e privado.
Referências:
SADI, Sampaio Renato et al. Esporte e Sociedade. 1. ed. Brasília – DF: DP&A, 2004. 65 p. (Esporte Escolar; v.1)
http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/viewArticle/315 
http://www.obompastor.com.br/cbp/wp-content/uploads/2011/07/A-historia-do-Atletismo-6-e-7-Ano.pdf 










Grupo: Ana Maria
Lais
Luana Oliveira
Luciene
Naiara

COMPREENDER A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA IDENTIDADE DA EDUCAÇÃO FÍSICA


Titulo: COMPREENDER A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA IDENTIDADE DA EDUCAÇÃO FÍSICA  

Como foi realizado o trabalho: 
A construção do video documentario, começou com a reunião no dia 30 de outubro onde ficou definido o papel de cada integrante na construção do video.E por meio de e-mail e telefone foi-se construindo o documentario, Henrique e Alessandra no dia 1 de novembro foi a campo para as entrevistas, no mesmo dia foi entregue o material para Adão junto com os artigos, videos e fotos da internet que Luiz, Douglas e Ailime coletaram. Dai por diante foi realizada o edição do video. 

Resumo do video: O trabalho foi realizado construindo primeiro um roteiro programativo do video-documentario. Pesquisamos possiveis assuntos que podem despertar a curiosidade das pessoas sobre a educaçao fisica. Chegamos a um assunto definido e programamos como seria feito as gravaçoes, quem seriam os entrevistados,e citaçoes e artigos usados para a base pesquisada do assunto. Saimos para campo para realizar as filmagens, onde entrevistamos 2 professores da area distintas(bacharel e licenciatura) e realizamos as mesmas perguntas para ambos, para sabermos se há alguma diferença de visao dos professores.Pegamos imagens e videos relaciondos à educaçao fisica e montamos um video, com essas imagens com citaçoes e as entrevistas.Passando no final, uma informaçao ilustrada e firme, com opinioes de professores da area, para tentar criar no leitor uma ideia sobre a educaçao fisica.  
Publicacao do video: 05/ novembro/2012  

Referencia utilizada:  
Educação Física: que profissão é esta? : Bruno Gawryszewski, Revista Digita- Buenos Aires- ano 11-Nº99- agosto de 2006 
http://www.efdeportes.com/efd99/profiss.htm 
http://www.ilv.com.br/noticias/mai_beneficioseducacaofisica/educacaofisica.html 
http://pt.scribd.com/doc/11644227/historia-da-educacao-fisica  

Nome dos componentes:
Adao Belarmino
Aiilime Gabriel
Alessandra Barbosa
Douglas Magalhaes
Henrique Borges
Luiz Henrique
O Culto ao Corpo

como o trabalho foi realizado?

Resumo:

Vídeo:
Referências bibliográficas:


Grupo:
Dayane, Farlei, Fernanda, Guilherme, Jaqueline e Luiz Gustavo