segunda-feira, 30 de maio de 2011

CIVILIZAÇÃO ROMANA - ASCENÇÃO E QUEDA

INTRODUÇÃO

A ascensão do império romano teve início na era monarca, se deu pela agricultura, comércio de mercadorias, negociações de moeda e tomada de terras de outros povos, assim dessa forma agregando escravos as seus exércitos aumentando o poder de batalha.

História de Roma

Roma foi um importante império para a historia da humanidade. Foi à primeira Republica instituída e detinha grande poder. Foi dividida em 3 períodos.

Monarquia

De 753 a.C. (data tradicional da fundação de Roma) a 509 a.C. (derrota dos Tarquínios).

República

De 509 a.C. (proclamação da República) a 27 a.C. (Otaviano recebe o Senado o título de Augusto)

Império

De 27 a.C. a 476 d.C. (queda do Império romano do Ocidente)

Explicação Mitológica: RÔMULO E REMO

· Segundo a mitologia romana Rômulo e Remo eram irmãos gêmeos que foram lançados à morte no rio Tibre. Pelo destino, foram salvos por uma loba, que os amamentou e os criou. Posteriormente, foram adotados por um casal de pastores. Na vida adulta, retornam a sua cidade natal e ganham terras para fundar sua própria cidade. Por motivos de desavença e por conflitos afins da organização da cidade Remo mata seu próprio irmão e da à cidade seu próprio nome, Roma.

Explicação histórica

Surgimento da população romana se da a partir da união de três povos. Gregos, Etruscos e Italiotas. Desenvolveu na região uma economia baseada na agricultura e no pastoreio.

A população romana no inicio era divida em:

Patrícios; (parte nobre).

Plebeus; (parte pobre).

MONARQUIA 753 a.C. a 509 a.C.

Rei – Rômulo 753-715 a.C.

Primeiro rei de Roma

Os romanos acreditavam que o rei tinha origem divina. A organização política na monarquia era separada em 3:

Rei

Que possuía função militar, religiosa e judicial.

Senado

Função propor leis e fiscalizar o rei.

Assembleia Curial

Votavam as leis do senado.

FIM DA MONARQUIA INÍCIO DA REPÚBLICA

O período de transição ocorreu, quando assumiram o poder os três últimos Reis etruscos (Os Tarquínios), que com a ajuda da plebe conseguiram tomar o reinado.

Pela sua tirania os reis foram expulsos de Roma pelo senado (Patrícios), assim os Patrícios tomando a frente de todas as decisões e chegando ao fim a monarquia romana. No lugar do rei, elegeram dois magistrados para governar.

REPÚBLICA 509 a.C. a 27 a.C

A substituição da Monarquia pela República foi um ato reacionário dos patrícios, que afastaram a realeza, cada vez mais comprometida com as classes empobrecidas. O monopólio do poder voltou às mãos dos patrícios, com as instituições romanas assegurando a manutenção do poder.

Depois das guerras por terras a classe social foi dividida em:

Patrícios: (parte nobre, com grandes propriedades de terras);

Clientes: (homens livres, que se associavam aos patrícios, prestando-lhes diversos serviços em troca de auxilio econômico);

Plebeus: (homens livres que se dedicavam ao comercio, artesanato ou atividade agrícola);

Escravos: (em sua maioria prisioneiros de guerras)

BASES DA REPÚBLICA

Republica:

Formada em 3 órgãos: o senado, os magistrados e as assembleias,(SPQR).

Senado:

Poder Supremo: (Propunham Leis, formado exclusivamente por Patrícios).

Magistrados:

Poder Executivo: (Também formado por Patrícios, mas não exclusivamente).

Lutas de Classes na República

Plebeus X República (Patrícios)

Reivindicação de Direitos, Maior participação nas decisões (Senado), Melhores Condições Alimentares, Direito de Casar-se com Patrícios, Exercer Cargos de Magistratura;

E assim formou-se o DIREITO ROMANO;

Fim da República e Início do Império

Com o fim da República ouve:

Êxodo rural;

Lutas políticas e sociais;

Júlio César era um general que havia conquistado a Gália em 60 a.C. Depois disso, deu um golpe em Roma, atacando-a no ano de 49 a.C. e proclamando-se ditador perpétuo (ou seja, governaria com poderes ilimitados até a sua morte).

Com a morte de Júlio César por integrantes do senado, ocorreu o fim da república e início do império romano com a posse de Octaviano (filho de J.C.).

IMPÉRIO 27 a.C. a 476 d.C.

Primeiro imperador de Roma foi Otávio (César Augusto) 27 a.C. a 14 d.C.

Principais imperadores romanos: Tibério (14-37), Caligula (37-41), Nero (54-68), Marco Aurelio (161-180), Comodus (180-192).

Formação e Expansão do Império Romano

Após dominar toda a península itálica, os romanos partiram para as conquistas de outros territórios. Com um exército bem preparado e muitos recursos, venceram os cartagineses, liderados pelo general Aníbal, nas Guerras Púnicas (século III a.C). Esta vitória foi muito importante, pois garantiu a supremacia romana no Mar Mediterrâneo. Os romanos passaram a chamar o Mediterrâneo de Mare Nostrum. Após dominar Cartago, Roma ampliou suas conquistas, dominando a Grécia, o Egito, a Macedônia, a Gália, a Germânia, a Trácia, a Síria e a Palestina.

Com as conquistas, a vida e a estrutura de Roma passaram por significativas mudanças. O império romano passou a ser muito mais comercial do que agrário. Povos conquistados foram escravizados ou passaram a pagar impostos para o império. As províncias (regiões controladas por Roma) renderam grandes recursos para Roma. A capital do Império Romano enriqueceu e a vida dos romanos mudou.

PODER DE BATALHA (EXÉRCITO)

Roma era poderosa devido ao seu exército, de uma força soberba e bem treinado, com uma disciplina e armas superiores à maioria dos seus inimigos. A base do exército era a legião, de dimensões variáveis, que no tempo de Augusto tinha seis mil homens, todos os cidadãos romanos voluntários, que serviam durante vinte anos. A legião dividia-se em 30 manípulos e estes em duas centúrias. Os principais oficiais eram os centuriões, cada um responsável por cem homens, derivando daí o nome de centúria. Nos anos 200 d. C. a legião tinha apenas dois mil homens. Cada legião contava com o apoio de uma força auxiliar de não romanos mobilizados para o exército, que tinha mais ou menos a mesma quantidade de homens. A força total de um exército variava, tendo com Augusto 28 legiões, que eram deslocadas de local para local conforme as necessidades da defesa. As legiões eram leais apenas aos seus próprios generais, conferindo-lhes popularidade e poder, como foi o caso de Júlio César.

LAZER ROMANO

PÃO E CIRCO

Com o crescimento urbano vieram também os problemas sociais para Roma. A escravidão gerou muito desemprego na zona rural, pois muitos camponeses perderam seus empregos. Esta massa de desempregados migrou para as cidades romanas em busca de empregos e melhores condições de vida. Receoso de que pudesse acontecer alguma revolta de desempregados, o imperador criou a política do Pão e Circo. Esta consistia em oferecer aos romanos, alimentação e diversão. Quase todos os dias ocorriam lutas de gladiadores nos estádios (o mais famoso foi o Coliseu de Roma), onde eram distribuídos alimentos. Desta forma, a população carente acabava esquecendo os problemas da vida, diminuindo as chances de revolta.

Cultura Romana


A cultura romana foi muito influenciada pela cultura grega. Os romanos "copiaram" muitos aspectos da arte, pintura e arquitetura grega.
Os balneários romanos espalharam-se pelas grandes cidades. Eram locais onde os senadores e membros da aristocracia romana iam para discutirem política e ampliar seus relacionamentos pessoais.
A língua romana era o latim, que depois de um tempo espalhou-se pelos quatro cantos do império, dando origem na Idade Média, ao português, francês, italiano e espanhol.
A mitologia romana representava formas de explicação da realidade que os romanos não conseguiam explicar de forma científica. Trata também da origem de seu povo e da cidade que deu origem ao império. Entre os principais mitos romanos, podemos destacar: Rômulo e Remo e O rapto de Proserpina.

Religião Romana


Os romanos eram politeístas, ou seja, acreditavam em vários deuses. A grande parte dos deuses romanos foram retirados do panteão grego, porém os nomes originais foram mudados. Muitos deuses de regiões conquistadas também foram incorporados aos cultos romanos. Os deuses eram antropomórficos, ou seja, possuíam características (qualidades e defeitos) de seres humanos, além de serem representados em forma humana. Além dos deuses principais, os romanos cultuavam também os deuses lares e penates. Estes deuses eram cultuados dentro das casas e protegiam a família. Principais deuses romanos: Júpiter, Juno, Apolo, Marte, Diana, Vênus, Ceres e Baco.

TERMAS ROMANAS

As termas romanas eram um dos maiores prazeres da vida urbana na Antiguidade, um dos principais locais de entretenimento. Quase como um clube ou um Shopping Center hoje em dia – aliás, talvez tudo isso junto.

Até meados do século 3 a.C., os balneários existiam apenas nas propriedades dos ricos. No século seguinte, por iniciativa de imperadores e empresários, termas públicas foram construídas. Para entrar nelas, pagava-se uma pequena quantia, isso quando a diversão não era gratuita. O ápice dos banhos públicos foi lá pelo ano 300 – nessa época, havia quase mil casas do gênero em Roma.

Um banho público não era um lugar voltado apenas para a higiene. Os balneários eram frequentados também para a prática de esporte, para fins culturais e para tratamentos de saúde.

QUEDA DO IMPÉRIO ROMANO

Crise e decadência do Império Romano

Por volta do século III, o império romano passava por uma enorme crise econômica e política. A corrupção dentro do governo e os gastos com luxo retiraram recursos para o investimento no exército romano. Com o fim das conquistas territoriais, diminuiu o número de escravos, provocando uma queda na produção agrícola. Na mesma proporção, caia o pagamento de tributos originados das províncias. Em crise e com o exército enfraquecido, as fronteiras ficavam a cada dia mais desprotegidas. Muitos soldados, sem receber salário, deixavam suas obrigações militares.

Os povos germânicos, tratados como Bárbaros pelos romanos, estavam forçando a penetração pelas fronteiras do norte do império. No ano de 395, o imperador Teodósio resolve dividir o império em: Império Romano do Ocidente, com capital em Roma e Império Romano do Oriente (Império Bizantino), com capital em Constantinopla. Em 476, chega ao fim o Império Romano do Ocidente, após a invasão de diversos povos bárbaros, entre eles, visigodos, vândalos, burgúndios, suevos, saxões, ostrogodos, hunos etc. Era o fim da Antiguidade e início de uma nova época chamada de Idade Média.

Legado Romano

Muitos aspectos culturais, científicos, artísticos e linguísticos romanos chegaram até os dias de hoje, enriquecendo a cultura ocidental. Podemos destacar como exemplos deste legado: o Direito Romano, técnicas de arquitetura, línguas latinas originárias do Latim (Português, Francês, Espanhol e Italiano), técnicas de artes plásticas, filosofia e literatura.

REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA

http://educacao.uol.com.br/historia/ult1704u73.jhtm

http://www.roma.templodeapolo.net/ver_reis.asp?Cod_rei=261&Video=Civilização%20Romana&Imagens=Túlio%20Hostílio&topo=

http://canais.sol.pt/blogs/olindagil/archive/2009/02/06/A-CIVILIZA_C700C300_O-ROMANA.aspx

http://www.slideshare.net/ecsette/casas-de-banho-da-roma-antiga

http://www.minhaescritura.com/dinheirobr.html

http://10descobreahistoria.blogspot.com/2010_10_01_archive.html

http://www.slideshare.net/guestf342e/moda-romana

Indicamos este site e esses dois vídeos para melhor compreensão:

SITE - http://www.starnews2001.com.br/historia.html

VIDEO PARTE I - http://www.youtube.com/watch?v=2VF_pXPpgZM

VIDEO PARTE II - http://www.youtube.com/watch?v=JRW4R7G7kJc&feature=related

REFERÊNCIA DOS VIDEOS

http://historiablog.wordpress.com/author/pauloalx75/page/14/

PAULO ALEXANDRE - pauloalx@gmail.com

VIDEO - Apresentação Teatral da Turma VIII do curso de Educação Física, para a disciplina de Corpo e Hístoria da Universidade Federal de Lavras

http://www.youtube.com/watch?v=lYW5W6LS6zw


Grupo: Denis Rodrigo Del Conte, Renato Milan Canal, Lucas Martins Ferreira, Lukas Mrad, Diego de Castro Perreira, Hiago Souza.

2 comentários:

  1. Gostei do trabalho, da apresentação. E também o tema, contribuía muito pra isso.
    A encenação também ficou muito boa por parte da caracterização dos personagens. Parabéns ao grupo!
    Vinicius Rodrigues (Carioca)

    ResponderExcluir

Esperamos que os nosso visitantes deixem suas contribuições, com críticas, elogios e sugestões.